sábado, 19 de fevereiro de 2011

Porquê?

Aprendi a ler e escrever nas velhas carteiras escolares, como os professores da minha geração. Não eram especialmente bonitas ou cómodas mas cumpriam a sua função. Tinham ar e efectiva rigidez mas permitiam uma escrita e leitura cómodas e eficientes, além de evitar os arrastamentos constantes e consequentes ruídos em salas que chegavam a acomodar mais de trinta alunos.
Ao longo das décadas pouca modificação houve no mobiliário, ao invés dos métodos de ensino; na realidade podemos constatar que os recursos físicos das escolas se adaptaram às mudanças com menos impacto, menos alterações pouco visíveis; no entanto, de notar a importância dada, em tempos bem longínquos, à ergonomia das mesas em que os alunos se sentavam, procurando-se responder às suas características físicas e minorando questões de saúde e mesmo de eficácia educativa. Tal não acontece há muitos anos! Actualmente não há directivas que estabeleçam normas para mobiliário escolar que se preocupem em estudar o impacto deste na saúde e aprendizagens dos alunos das nossas escolas, para não falar do tão importante clima de sala de aula.

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